Diretoria do Fórum da Baixada

Diretoria do Fórum da Baixada
Audiência Assembleia Legislativa

domingo, 21 de agosto de 2011

Comissão do DEM perde validade e Castelo assedia dirigentes nacionais

O mandato da Comissão Provisória Executiva do Democratas no Maranhão expirou ontem. Uma intensa disputa interna pelo controle da legenda vem se dando há meses entre o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB). Em jogo, sobretudo, o tempo do partido na propaganda gratuita, que é um dos maiores, perdendo apenas para PMDB, PT e PSDB.
Secretário-geral do DEM na comissão expirada, o secretário estadual de Minas e Energia, Ricardo Guterres, confirma o assédio castelista pelo controle do partido. "Existe [a pressão]. E é forte", afirmou ele. Segundo Guterres, Castelo se articula com o presidente nacional do DEM, o senador potiguar José Agripino Maia. Mas já há emissários da governadora Roseana Sarney atuando em Brasília para manter a atual comissão executiva maranhense, presidida pelo suplente de senador Clóvis Fecury.
"O poder de fogo de Roseana é maior porque, além da condição de suplente no Senado para Fecury, há a possibilidade de outros parlamentares entrarem na legenda, mesmo com a saída de Nice Lobão para o PSD", destacou Guterres.
Segundo explicou Ricardo Guterres, com a expiração da validade da Executiva, o comando nacional pode tomar as seguintes atitudes: "Eles podem baixar uma Resolução, prorrogando a validade, ou podem nomear outra comissão", explicou.
A dificuldade de Castelo é exatamente não ter o que oferecer ao partido, que tem interesse prioritário no reforço na Câmara Federal. Sem aliados importantes na bancada maranhense, além dos membros de sua legenda, o PSDB, o prefeito de São Luís fica sem ter o que oferecer aos demistas.
Uma opção seria dar ao DEM à vaga de vice na chapa de Castelo à reeleição. O problema é que, com o atual comando, o partido não se interessaria ao posto. Além disso, o prefeito não dispõe de quadros suficientes para filiar ao Democratas, garantindo o controle da legenda.
Ainda assim, os atuais dirigentes democratas maranhenses consideram ser necessária muita cautela para evitar que o partido caia em mãos erradas. Sobretudo em período eleitoral como o de 2012, que pode demarcar o futuro da correlação de forças no Maranhão.
como se vê, aliar-se ao Prefeito de  São Luis João Castelo é de dá dor de Cabeça em qualquer dirigente partidário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário